O que é e como funciona a adimplência ?
Adimplência
Primeiro precisamos entender o termo adimplência, que nada mais é do que um termo usado para definir a situação de alguém que se encontra em dia com as obrigações financeiras assumidas. Dessa forma, por mais que essa pessoa tenha contas em aberto em seu nome, se elas não estão vencidas, se trata de uma pessoa em situação de adimplência.
Quando pensamos no crédito bancário, instrumento tão essencial para a economia e especialmente para os pequenos negócios. A palavra crédito vem do latim credere, que significa confiar. Ou seja, quando alguém empresta recursos para outra pessoa, está acima de tudo confiando que receberá o dinheiro de volta. Se essa confiança se quebra, o devedor inadimplente, ainda que de boa fé, provavelmente terá muito mais dificuldade de obter crédito no futuro junto àquele e a outros bancos, pois no mundo de hoje todas as instituições financeiras se comunicam, por meio do Banco Central e dos cadastros negativos de crédito, como a Serasa, o SCPC, entre outros.
Por outro lado, quando o cliente paga as suas dívidas em dia, ele fortalece o seu vínculo de confiança com a instituição financeira e, com isso, passa a ter acesso ao crédito e a outros serviços em condições mais vantajosas.
Declaração de adimplência
É um documento no qual a empresa ou órgão governamental atesta, por escrito e mediante assinatura, que a pessoa física ou jurídica não possui dívidas assim. Dessa forma, se beneficiando de programas, para conseguir crédito e outras situações nas quais a declaração é exigida.
Como me tornar adimplente?
- Organize seu orçamento e defina quanto pode gastar por mês.
- Negociação das dívidas:
- Corte gastos supérfluos:.
- Procure fontes de renda extra.
- Priorize o pagamento das dívidas mais caras e com mais juros.

Comentários
Postar um comentário