Valor do dinheiro no tempo
O valor do dinheiro no tempo é um conceito financeiro considerado básico. Segundo esse conceito, o dinheiro que temos hoje vale mais do que a mesma quantidade de dinheiro a ser recebida no futuro. Um dos motivos pelo qual isso pode ser considerado verdade é a possibilidade de se investir o dinheiro que já se possui a fim de fazer com que ele renda e aumente. Além disso, pode ser que esse dinheiro futuro nunca nem chegue.
O valor presente líquido (VLP) é uma unidade de medida muito usada no mundo das finanças para se comprara investimentos. Ele é a diferença entre o valor presente das entradas de caixa e o valor presente das saídas de caixa ao longo de um período de tempo. Ou seja, a diferença entre o que entrou e o que saiu do caixa da empresa em um certo tempo.
Mas o valor do dinheiro no tempo não se limita apenas ao mundo dos negócios e investimentos. Ele também está intimamente relacionado aos conceitos de inflação e poder de compra, palavras que sempre ouvimos nos noticiários. Caso você não se lembre: inflação é um aumento generalizado nos preços dos bens e dos serviços; já o poder de compra é a capacidade do dinheiro de adquirir bens e serviços.
A inflação costuma corroer a renda das pessoas, reduzindo seu poder de compra. Assim, quanto maior a inflação, menos o dinheiro da pessoa consegue comprar coisas, e menos ele vale. Essa desvalorização do dinheiro atrapalha o dia a dia, deixando a vida mais difícil e as coisas mais caras, e também atrapalha o retorno dos investimentos, que rendem menos em alguns casos.

Estou aprendendo bastante neste blog! Inclusive amanhã tenho prova de educação financeira.
ResponderExcluir