Trabalho autônomo
Trabalho autônomo
É toda atividade exercida por profissionais de forma liberal, é caracterizado por não possuir vínculo empregatício com nenhuma empresa. Sendo assim, o trabalho autônomo é aquele exercido por um trabalhador que realiza suas atividades sem necessariamente possuir vínculo empregatício com o contratante, ou seja, um profissional autônomo não precisa responder a uma chefia, bater ponto ou explicar o que está fazendo, pois ele tem somente a responsabilidade de cumprir com o acordo de trabalho firmado, seja com uma empresa ou pessoa física.
Dessa forma, ele possui total autonomia financeira e profissional, não assumindo o papel de um funcionário efetivo. Pode exercer, inclusive, atividades em casa.
Além disso, é importante colocar que um trabalhador autônomo pode ser um prestador de serviços de profissão não regulamentada, como vendedor, diarista e afins, ou ser um prestador de serviço de profissão regulamentada sem vínculo empregatício, também chamado de profissional liberal, como advogados, psicólogos, engenheiros, jornalistas e outros.
Uma das vantagens é a possibilidade de definir seu próprio horário de atividades. Outro ponto a favor é não tem que prestar obediência a uma figura superior, seguir uma hierarquia necessária em empresas, assim é possível conciliar melhor as atividades profissionais com outras necessárias no dia a dia.
Como não possui vínculo empregatício, não permite certos privilégios trabalhistas, como carteira assinada e os benefícios que ela permite: 13º salário, férias, GTS, folga remunerada, horas extras e assim por diante.
Sendo autônomo, é preciso pagar o INSS para garantir a aposentadoria. Aqui entra uma vantagem: o valor a pagar é menor, correspondendo a 11% do salário mínimo.
Comentários
Postar um comentário