O quanto meu dinheiro custa para mim?

 Você já parou para pensar de onde vem o dinheiro? Já pensou o quanto esse dinheiro custa para você (ou para quem sustenta você)? 

Quando somos crianças parece que o dinheiro vem do céu, ou dá em árvore. Nossos pais ou responsáveis o tem e gastam com coisas e queremos que ele também seja gasto em coisas que queremos (como guloseimas e brinquedos). Na adolescência já passamos a ter a ciência de que o dinheiro vem do trabalho, mas ainda assim não entendemos o custo dele para ser ganho. 

Mas como assim tem um custo para ganharmos dinheiro? A menos que você seja uma pessoa verdadeiramente rica, que não precisa trabalhar para se sustentar, pois o dinheiro que você possui guardado rende tanto que ele sozinho gera o suficiente para o seu sustento, você consegue dinheiro vendendo sua força de trabalho e o seu conhecimento. 

Ao vender sua força de trabalho e o seu conhecimento você também está vendendo seu tempo e sua energia vital. Trabalhar cansa e consome muito tempo de nossas vidas. Não é algo simples e trivial, e muitas vezes é mal remunerado. 

Ao falar disso não estamos tentando deprimir você, mas sim fazer você refletir que ganhar dinheiro não é tão simples quanto parece, e que por isso devemos valorizar nosso dinheiro e gastar ele com sabedoria. Quando damos valor ao dinheiro que temos estamos também dando valor a nós mesmos. Entendemos que nosso sacrifício não é em vão e que há um propósito no que fazemos. 

Se você ainda não trabalha, essa valorização tem um valor simbólico ainda maior, pois quando você dá valor ao dinheiro que seu responsável recebe você está mostrando para seu responsável que você valoriza e aprecia os sacrifícios que ele faz por você.

Valorizar o próprio dinheiro é um passo muito importante para se conseguir estabelecer um controle financeiro eficiente, que nos possibilite ter condições de vida dignas e realizar nossos sonhos. 

Como podemos fazer para valorizar nosso dinheiro?

1- Evitar desperdícios.

2- Não comprar além do que se precisa.

3- Buscar sempre o melhor preço para aquilo que precisamos comprar.

4- Guardar o que sobra para emergências futuras e realizações de sonhos/desejos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAXA SELIC

Valor do dinheiro no tempo

Produção