Marketing e Consumo.
Uma das finalidades do Marketing é divulgar um produto/serviço para que ele seja consumido. Quando somos empresa, é o que queremos. Afinal, quanto mais nossos clientes consumirem, mais dinheiro teremos. Mas, quando somos consumidores, o Marketing pode se tornar uma armadilha, inimiga do nosso bolso.
Final de ano é uma época de muitas promoções, e sempre consumimos muito por causa das festas de fim de ano. Para evitar cair nas armadilhas do Marketing precisamos ter muita atenção. Diversas estratégias são usadas para ludibriar os clientes e fazer eles consumirem mais do que planejam.
Uma estratégia muito usada é a de falsos descontos em promoções do tipo "pague 2 e leve 3". Muitas vezes, quando você faz a conta da unidade dos produtos, não há desconto, ou o produto sai mais caro do que a unidade do mesmo. Ou quando a loja anuncia descontos astronômicos de algum produto, de maneira enganosa, apenas para atrair a atenção, mas quando o cliente chega ouve um "já acabou".
Promoções com descontos progressivos também acabam sendo armadilhas para o bolso. O famoso "quanto mais peças você levar, maior é o desconto". É preciso atenção, pois em muitos casos o desconto oferecido não compensa o alto valor que o cliente precisa gastar.
Outra estratégia também muito utilizada por alguns sites e lojas (especialmente em época de Black Friday) é elevar o preço do produto algumas semanas antes de alguma promoção que esteja programada. Se o cliente não estava pesquisando previamente o preço daquele produto, fica com a falsa impressão de que há uma grande vantagem no desconto, mas muitas vezes acaba pagando o preço normal ou até mais caro do que aquele produto/serviço custa.
Algumas dicas para evitar cair nessas armadilhas são:
- Se você planeja comprar algum produto/serviço, pesquise o preço antes. Em estabelecimentos físicos ou em lojas virtuais. Principalmente se você quer esperar alguma grande liquidação, como a Black Friday, ou liquidações de começo de ano. Ao pesquisar você já vai ter uma noção de quanto aquele produto/serviço custa e saberá se ele realmente está com um preço bom ou não.
- Faça listas de compras e evite comprar além do que precisa. Um desconto progressivo pode parecer tentador, mas muitas vezes não vale a pena gastar demais em uma comprar exagerada só para ganhar um "desconto". No final das contas você terá gastado tanto que o desconto não terá valido a pena.
- Embalagens promocionais que prometem parte do produto de graça ("pague 1 e leve 2", "pague 450g e leve 500g") calcule o preço do produto e compare com a unidade ou com o que não está em promoção para saber se realmente você está ganhando aquele desconto. Se uma embalagem de sabão em pó diz "450g e leve 500g" e ela custa exatamente a mesma coisa que uma embalagem de 500g sem essa promoção, não está existindo desconto. A promoção é enganosa. Mas se ela custa menos, então o desconto é real.

Comentários
Postar um comentário