O que é amortização?
Recentemente uma polêmica surgiu no mundo dos influercers de finanças: amortizar ou não as dívidas? Os influencers que falam para pessoas de classes mais abastadas diziam que ao invés de amortizar a pessoa deveria investir esse dinheiro, pois seria mais vantajoso. Já os influencers que falam para pessoas com perfil de renda menor estavam do lado da amortização, uma vez que ela é o caminho para acabar logo com o endividamento causado pelo parcelamento, o que é melhor para uma pessoa mais pobre.
Mas, afinal de contas, o que é amortização? A amortização é quando a parte devedora devolve os recursos a quem emprestou o dinheiro. Ou seja, é quando nós adiantamos parcelas do nosso empréstimo ou financiamento para quitar a dívida mais rapidamente. A amortização possui alguns benefícios. Você consegue se livrar da dívida mais rapidamente e consegue reduzir os juros.
Existem vários modelos de amortização, mas no Brasil dois são mais usados: a tabela PRICE, e o método SAC.
Na tabela PRICE os valores das prestações são os mesmos ao longo do contrato, porem, a maior parte das primeiras parcelas é composta de juros e taxas. Na prática, o valor da dívida parcelada aumenta com o tempo, mas você não percebe pois as parcelas tem sempre o mesmo valor. Esse tipo de estratégia é mais usada em parcelamento de carros e crediários.
Já o método SAC as parcelas variam de valor. Em geral você começa pagando parcelas bem altas, que com o tempo vão diminuindo de preço. Esta modalidade é mais usada em financiamento de imóveis.
Comentários
Postar um comentário