Perfis de Investimento
Já mencionamos por aqui o que é um investimento e que ele pode ser de dois tipos: renda fixa e renda variável. Mas, investimentos possuem riscos (que podem ser baixos, médios, ou altos), e é importante entender esses graus de riscos para se escolher bem um investimento. Para entender melhor os riscos de investimento, vamos primeiro entender os perfis de investidor.
Os três principais perfis de investidor são o conservador, o moderado e o agressivo:
- O perfil conservador é aquele que não tem muita tolerância ao risco de perder dinheiro. Ele acaba por preferir investimentos de baixo ou baixíssimo risco (como a poupança, o CDB, o Tesouro Direto e Fundos de Renda Fixa), buscando liquidez e segurança em detrimento de um alto retorno.
- O perfil moderado tem um pouco mais de tolerância ao risco. Ele já é capaz de deixar de lado parte da segurança em busca de um investimento que possa lhe trazer um pouco mais de rendimento, embora tenham menos liquidez. Em geral esse investidor prefere investimentos de médio risco (como o Tesouro IPCA, Fundos Imobiliários e Fundos Multimercados).
- O perfil agressivo tem uma grande tolerância ao risco de perda. Como ele consegue liar melhor com as oscilações do mercado, está em busca da maior rentabilidade, mesmo que isso signifique pouca segurança. Em geral esse tipo de investidor prefere investimentos de alto risco (como Ações na Bolsa de valores, Mercado de Ativos e Câmbio de Moedas).

Comentários
Postar um comentário