Gastos domésticos e pessoais

 Um tema que sempre ouvimos falar ao tratar de educação financeira é o de gastos domésticos e pessoais. O conceito em si não é difícil, mas é fundamental conhece-lo para conseguir ter equilíbrio nas finanças e conseguir montar um bom orçamento

Por definição, podemos dizer que gastos domésticos são aqueles que estão relacionados a casa e a família (se você mora sozinho, a você e sua casa). E que gastos são esses? Alimentação, contas, objetos pessoais, educação, etc. Estes custos variam de uma família para outra, e para não perder o controle sobre eles é preciso organização.

Algo importante a se entender sobre os gastos é que eles podem ser fixos ou variados. Os fixos são aqueles que você precisa pagar todo mês (contas de luz e água, aluguel...). Já os variados são aqueles que nem sempre você tem que pagar (passeios, roupas...). É preciso ter cuidado com os gastos variados para que não sejam excessivos e não planejados, para evitar que prejudiquem o orçamento.

Dentro destes gastos é bom que se pense na possibilidade de imprevistos. Não sabemos quando o inesperado vai acontecer, mas é sempre bom estar preparado para uma eventual emergência, então, dentro dos seus gastos, sempre deixe uma margem para cobrir eventuais necessidades. Gastos panejados são a chave para o sucesso do orçamento financeiro. 




Comentários

  1. Estou aprendendo muito com vocês. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TAXA SELIC

Valor do dinheiro no tempo

Produção