Alguns conceitos importantes de Educação Financeira
Durante a trilha de aprendizado da educação financeira lidamos com vários conceitos importantíssimos. Alguns desses conceitos estão muito presentes em nossos dia-a-dia mas nem sempre sabemos o que eles significam. Hoje vamos saber o que alguns deles são.
Despesas: Aquelas contas mensais que garantem seu estilo de visa são consideradas despesas. Dentro deste conceito podemos encaixar tudo o que envolve manter a estrutura mínima da casa: aluguel, luz, água, internet, parcela de imóveis/carros...
As despesas se dividem em fixas e variáveis. As despesas fixas são aquelas que possuem uma valor fixo todo mês (como um parcelamento ou o aluguel). Já as despesas variáveis são aquelas que, mesmo sendo mensais, não possuem um valor fixo, pois variam de acordo com o consumo da casa (como alimentação e eletricidade).
As despesas também podem ser divididas em essenciais (aquelas que precisamos para viver: aluguel, luz, água, alimentação,...), prioritárias (aquelas que são importantes, mas que devemos fazer com moderação: transporte, roupas, lazer...), e supérfluas (compras desnecessárias, que você não precisa).
Gastos: São despesas inesperadas, que não estavam programadas. Um exemplo é quando precisamos substituir um eletrodoméstico que quebrou, ou quando temos alguma emergência médica.
Custos: São o dinheiro que você direciona para serviços, como academia ou salão de beleza, por exemplo.
Receitas: São as entradas de dinheiro em um determinado período (geralmente um mês). Para facilitar o controle financeiro é sempre bom mapear de onde vem as receitas (salário, rendimentos, bonificações...).
Preço: O preço é o valor monetário dado um produto ou serviço. Em geral o valor do preço é formado pelos cursos de produção, impostos e o lucro sobre o produto/serviço.
Lucro: é o retorno positivo de um investimento após deduzirmos os custos que existiram. É o ganho ou vantagem obtido sobre um investimento, produto vendido ou serviço prestado.

Comentários
Postar um comentário