Consumo

 Agora que já entendemos do que se trata o conceito de produção, é hora de entender outro conceito correlato a ele: o consumo

Em geral, quando pensamos em consumo associamos imediatamente a comprar coisas, mas além de comprar, nós usamos e quando é o momento, descartamos. Podemos dizer que consumo é a ação de desfrutar de bens e serviços. Ele envolve comprar, usar e descartar.

Enquanto existimos estamos consumindo (eletricidade, água, comida, vestimentas, ...) e por isso é muito importante refletir sobre o que estamos consumindo. O consumo precisa ser feito de maneira inteligente e consciente, para evitarmos cair no consumismo, tendo problemas futuros.

Quando consumimos bens e serviços devemos refletir sobre alguns pontos muito importantes: o que consumimos; por que consumimos; como consumimos; de onde vem o que consumimos; e a que preço consumimos. Pensar sobre esses pontos nos ajuda a entender se estamos consumindo aquela que realmente nos é necessário, e se nossos bens e serviços adquiridos tem origem e valores que consideramos adequados.

O consumo não impacta apenas nossas vidas, mas também a sociedade e o meio ambiente. Quando compramos estimulamos a produção, o que pode ser significativo para a economia local e nacional. Quando descartamos algo que foi consumido impactamos o meio ambiente, contribuindo para a poluição e degradação da cidade e da natureza quando não o fazemos de forma adequada. A responsabilidade com o descarte não é apenas do consumidor, mas também do produtor, que sempre deve estar buscando soluções para os problemas que sua produção pode vir a causar.

Quando o consumo é feito de maneira inteligente, ele é benéfico para o consumidor e para a sociedade. Consumir de maneira inteligente é levar em consideração suas necessidades, desejos e sua condição financeira, buscando obter a maior satisfação com o menor custo possível. É pensar nos melhores momento e forma de realizar o consumo, de forma que não comprometa seu orçamento familiar ou pessoal. 

Consumir de maneira inteligente é o melhor caminho para evitar o consumismo (que é uma forma desiquilibrada e exagerada de consumo), constantemente incentivado pelas campanhas de publicidade das empresas e por programas de entretenimento. Saber como e quando consumir é a chave para uma vida financeira saudável e tranquila. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAXA SELIC

Valor do dinheiro no tempo

Produção